Indicadores:

IPCA (%) 0,16 mar 2024

IGP-M (%) –0,47 mar 2024

Variação PIB (%) 2,9 4º tri 2023

SELIC (%) 0,83 mar 2024

Pires e Associados P&A Perícia IR Imposto de Renda

Evento do ICBR esclareceu nos critérios do IR 2023

Foi realizado na noite de ontem (28), via stream, o evento que contou com a presença ilustre dos profissionais de contabilidade Daniela Novak (socia da XXX) e Iago França (professor Fipecafi). O tema do diálogo foi Imposto de Renda 2023: Desafios e Tendências.


A conversa foi aberta a profissionais da contabilidade, bacharéis e estudantes de Ciências Contábeis.


Diversos pontos foram abordados sobre as novidades no processo de declaração do IR deste ano, como por exemplo a extensão para o dia 31 de maio, além de alterações do formulário pré-preenchido, com informações antes indisponíveis. As alterações visam otimizar o processo de entrega da declaração.


O formulário pré-preenchido, a partir deste ano, traz informações relativas a fontes pagadoras rendimentos, deduções, bens e direitos, além de dívidas e ônus reais. Todos os dados são obtidos pela Receita Federal por meio de declarações encaminhadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias. Cabe ao contribuinte apenas confirmar os dados, alterar, incluir ou excluir informações pré-preenchida.


O evento, que teve a participação de alunos de Ciências Contábeis da Faculdade Auden, foi muito produtivo e esclareceu diversos pontos fundamentais dos novos critérios da declaração do Imposto de Renda 2023.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *