Indicadores:

IPCA (%) 0,16 mar 2024

IGP-M (%) –0,47 mar 2024

Variação PIB (%) 2,9 4º tri 2023

SELIC (%) 0,83 mar 2024

Pires e Associados P&A Perícia Dia da Mulher

Dia Especial: Mulheres Contadoras existem

Hoje é um dia especial, não apenas pelas flores e os chocolates, mas pela necessidade de reconhecimento pelas conquistas obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, e principalmente, pela sua presença em espaços anteriormente majoritariamente masculinos. Hoje é dia de destacar como tem avançado o processo de inclusão.


Ao longo da história, as mulheres enfrentaram diversas formas de desconformidade. Apesar disso, elas têm lutado por seus direitos e por sua representatividade em diversos setores, incluindo a área contábil.


A luta pela inclusão na área contábil é ainda mais urgente, uma vez que essa área é tradicionalmente vista como masculina e heteronormativa. Entretanto, as mulheres têm talento e capacidade para desempenhar um papel importante nesse campo, e é preciso reconhecê-las pelas suas inestimáveis contribuições.


As mulheres trazem uma perspectiva única para o trabalho, com sua sensibilidade e habilidade para lidar com diversas situações, além da capacidade de equilibrar a vida profissional e pessoal. Podemos apontar como exemplo Marcia Martins Mendes de Luca, Doutora e Mestra em Controladoria e Contabilidade pela USP e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza.


Marcia Martins Mendes de Luca, Doutora e Mestra em Controladoria e Contabilidade pela USP

Marcia é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação no curso de graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).


Possui uma trajetória admirável. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, membra da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), além de revisora de projetos de fomento do CNPq, desde 2013, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde 2011. Seu currículo é extenso e representa sua capacidade de colaboração para o desenvolvimento da área no Brasil.


Segundo a professora, “a participação feminina na profissão contábil cresceu nos últimos anos. Na década de 1950, as mulheres representavam pouco mais de 1% da classe contábil; em 1980 chegaram a 20% e em 2000 atingiram a marca de 31%. Hoje as mulheres representam quase metade dos profissionais registrados no sistema CFC/CRCs”.


Ressalta ainda que, além da participação da mulher no exercício da profissão contábil nas distintas atividades da profissão e tipos de organizações, destaca-se também a crescente inserção das mulheres na academia (docência e pesquisa científica) e na liderança de órgãos e associações da classe contábil.


De acordo com a Professora Marcia, o caminho para essa realidade passa pela competência, dedicação e esforço das mulheres na atividade contábil. “Cabe ressaltar que esses fatores, associados à ética, desencadeiam o sucesso de um profissional em qualquer atividade. Assim, estudo, determinação e persistência devem ser suporte para a formação e contínua capacitação do profissional que deseja sucesso na profissão contábil”, conclui.


A Professora Márcia, além de referência é uma inspiração, não apenas para as mulheres contadoras do Brasil, mas para todas as profissionais que desejam se tornar referência em sua área de atuação. 


Sabendo da capacidade dessas profissionais, a P&A dedica mais da metade de seu quadro de colaboradores às mulheres, reconhecendo o papel da inclusão neste processo e também a competência profissional demonstrada.


Como destaque em nosso time temos Glaucia Oliveira e Cibelle Ribeiro especialistas em perícia contábil e finanças, que desempenham seus ofícios com máxima capacidade técnica e precisão.


Glaucia Oliveira e Cibelle Ribeiro, escritório de Juquitiba e São Paulo respectivamente.

Nas áreas de assessoria contábil e BPO, a P&A conta com Gisele Dias, Tamiris Mello e Marcielen Godinho, além de Cleideane dos Santos,  Fabiana Sobral e Bárbara Araujo. Essas mulheres merecem todo o reconhecimento e valorização por suas habilidades e inestimáveis contribuições para a P&A.


É fundamental que a inclusão de mulheres na contabilidade seja incentivada e promovida. Por isso tudo a P&A incentiva e promove a diversidade e a representatividade no mundo dos negócios e na sociedade.


Parabéns a todas as mulheres. As contadoras existem e são muitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *