Indicadores:

IPCA (%) 0,16 mar 2024

IGP-M (%) –0,47 mar 2024

Variação PIB (%) 2,9 4º tri 2023

SELIC (%) 0,83 mar 2024

Perícia contábil para avaliação de lucros cessantes

Os lucros cessantes referem-se aos prejuízos financeiros que uma parte sofre devido a uma ação indevida de outra, seja por quebra de contrato, acidente, má conduta ou qualquer outra causa. A perícia contábil é a técnica que ajuda a provar as condutas que causaram danos e apura os impactos financeiros dessas condutas.

O perito contábil é responsável por análises de contratos, projeções econômico-financeiras de negócios e de outras informações relevantes para calcular os lucros que a parte prejudicada deixou de obter.

Atuando em processos judiciais e arbitrais, os peritos e assistentes técnicos fornecem provas que contribuem para que juízes e árbitros confirmem (ou não) as alegações do dano, além de possibilitar apuração do valor adequado de indenização.

Quando possível é fortemente recomendável que as partes contratem seus peritos/assistentes técnico já na fase das primeiras discussões – ou seja, antes mesmo do início de uma ação judicial ou arbitragem -, isso aumenta significativamente as chances de soluções mais céleres e evita processos custosos.

Perícia para avaliação de lucros cessantes é um dos serviços oferecidos pela P&A. Nosso time multidisciplinar (de contadores, administradores, economistas e engenheiros) está à disposição para ajudá-los em qualquer fase desses processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *